quarta-feira, 9 de abril de 2014

Ansiedade

Os ataques de ansiedade ocorrem de uma forma muito estranha. A maioria dos pacientes queixa-se de que não podem respirar, que estão prestes a desmaiar ou com suores ou tremores, estado confucional , aperto no coração, etc.

Na Psicoterapia Psicanalítica, o que na linguagem comum é conhecida como a ansiedade é, na verdade, um conjunto de sintomas em relação à ansiedade. Esta angústia é sempre um sinal de que algo está a manifestar-se, que não esta tudo bem com o paciente.


Tendo em linha de conta todo o contrario de outras psicoterapia que visam o controlo dos sintomas, a Psicoterapia Psicanalítica vai além do sintoma, procurando e tornando consciente a origem deste sintoma e consequentemente a pessoa aprende a lidar com a ansiedade de forma adequada e sem o sofrimento em que vive.

Os Ataques de Ansiedade, conhecidos vulgarmente como ataques de pânico, são episódios de pânico ou medo intenso que podem ocorrer subitamente e sem aviso prévio ou são às vezes desencadeados por uma situação qualquer, num sitio qualquer, sem hora marcada.

Geralmente, estes episódios têm um duração de cinco a dez minutos mas raramente duram mais de meia hora. Durante esse curto espaço de tempo, o terror pode ser tão grave que quem o sente pensa estar prestes a morrer ou a perder totalmente o controlo.

A Ansiedade ou Fobia Social é uma perturbação de Ansiedade que se manifesta num medo excessivo e irracional de situações sociais. Ansiedade (nervosismo intenso) surge do medo de ser observado de perto, julgado e/ou criticado pelos outros.

Uma pessoa com Ansiedade Social tem medo de cometer erros e ser constrangido ou humilhado na frente dos outros. O medo pode ser agravado pela falta de habilidades ou de experiências em situações sociais, o que leva a que estas pessoas muitas vezes sofram de ansiedade "antecipatória" - medo de uma situação antes mesmo desta acontecer, às vezes, por dias ou semanas antes do evento. Em muitos casos, a pessoa está ciente de que o medo é irracional, mas é incapaz de superá-lo, provocando, num limite, ataques de pânico.

Passo a citar algumas situaçoes de Ansiedade Social:

Comer ou beber em frente aos outros, trabalhar de frente para outros;
Ser o centro das atenções,usar espaços comuns tipo refeitório, balneários;
Ter um relação fisica ou sexual, falar ao telefone, participar em trabalhos de grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário