terça-feira, 22 de novembro de 2011

Comer bolo num dia especial, com insulina não faz mal

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) assinala o Dia Mundial da Diabetes, hoje, com a iniciativa «Comer bolo num dia especial, com insulina não faz mal». Os jovens diabéticos vão distribuir bolo, na estação de Metro do Marquês de Pombal, em Lisboa, das 18h30 às 20h, com o objectivo de desmistificar a doença.

O objectivo da acção é mostrar que com as devidas precauções e controlo é possível que todas as pessoas com esta condição possam ter uma vida normal. Segundo Carlos Neves, presidente da AJDP e diabético tipo 1, “é importante que a diabetes não condicione a nossa vida, mas sim que a nossa vida condicione o modo como a controlamos. Um diabético pode ser feliz e ter a vida que bem entender, quando aprende a gerir a doença”.

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica, que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita e, consequentemente, os níveis de açúcar no sangue sobem. A diabetes tipo 2, mais predominante, é caracterizada pela resistência à insulina e é provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários. Estima-se que em Portugal existam mais de 980 mil portugueses com diabetes, 44 por cento dos quais não diagnosticados. A doença afecta ainda perto de 2600 jovens entre os 0 e os 19 anos de idade.

O Portal da Saúde sublinha que a diabetes não impede ninguém de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma. Contudo, é fundamental que o diabético se ajude a si mesmo, autocontrolando a sua doença. Aliás, se as pessoas forem determinadas neste papel de autovigilância, a sua vida ficará muito facilitada.

Sintomas típicos

Os sintomas típicos da diabetes, nos adultos, são: urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria), sede constante e intensa (polidipsia), fome constante e difícil de saciar (polifagia), fadiga, comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais e a visão turva.
Nas crianças e jovens, a diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se: Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama, ter muita sede, emagrecer rapidamente, sentir grande fadiga, associada a dores musculares intensas, comer muito sem nada aproveitar, ter dores de cabeça, náuseas e vómitos.

É importante ter presente que os sintomas da diabetes nas crianças e nos jovens são muito nítidos. Nos adultos, a diabetes não se manifesta tão claramente, sobretudo no início, motivo pelo qual pode passar despercebida durante alguns anos.

O objectivo do tratamento é manter o açúcar (glicose) no sangue o mais próximo possível dos valores considerados normais (bom controlo da diabetes) para que se sintam bem e sem nenhum sintoma da doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário