sábado, 15 de agosto de 2015

Campanha de vacinação em Timor-Leste  beneficia mais de 93% das criança por cento 2015-08-10 Por João Sousa

A campanha nacional de imunização contra o sarampo, rubéola e poliomielite, em Timor-Leste, terminou oficialmente no dia 1 de Agosto, segundo o Governo, e abrangeu mais de 93% das crianças timorenses.

O primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo, foi um dos apoiantes da campanha nacional, cujo objectivo era alcançar o maior número possível de crianças até aos 15 anos.

Rui Araújo lançou a campanha de vacinação no dia 13 de julho e destacou o envolvimento dos Ministérios da Saúde, Educação e Administração Estatal na ação nacional.

O primeiro-ministro timorense, Rui Maria de Araújo, foi um dos apoiantes da campanha nacional

Em comunicado, o Governo menciona o papel do próprio primeiro-ministro de Timor-Leste, que “recorrendo à sua experiência de clínica médica, administrou as vacinas a uma das crianças presentes”. O Governo timorense destaca ainda a colaboração de entidades como a Organização Mundial de Saúde, UNICEF e da Iniciativa Sarampo e Rubéola.

Doenças como a varíola, a poliomielite e o tétano materno e neonatal já foram erradicadas de Timor-Leste e “a cobertura de vacinação de crianças com idades entre 12 e 23 meses quase triplicou” entre 2003 e 2010.

O Governo sublinha mesmo os progressos feitos ao longo dos últimos dez anos no domínio da saúde infantil, tendo-se registado “uma redução de 23 por cento na mortalidade infantil” no mesmo período.

Salienta também os esforços conseguidos para melhorar as acções de prevenção, com formação adicional, e as melhorias nos meios de refrigeração das vacinas e as campanhas de sensibilização, relembrando a importância da vacinação na saúde da população local.

O porta-voz do Governo, o Ministro de Estado Agio Pereira, frisa: “Quer a campanha quer o programa regular de imunização em curso estão a contribuir para uma mudança na saúde das nossas crianças e, consequentemente, para o futuro da nação”.

Sem comentários:

Enviar um comentário