sábado, 15 de agosto de 2015

Sistema híbrido à base de hidrogel  «ataca» cancro da próstata 2015-08-05


Um sistema híbrido à base de hidrogel destinado ao tratamento do cancro da próstata foi desenvolvido por um grupo de investigadores do Instituto de Biologia (IB) e do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Brasil. Segundo um estudo hoje divulgado, o objectivo é melhorar a qualidade de vida dos pacientes com a doença e tanto a baixa toxicidade como o efeito anti tumoral são as principais características do sistema.

De acordo com Wagner José Favaro, professor do IB e um dos responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia, o processo combina hidrogéis de polímeros biocompatíveis e nano partículas mesoporas de sílicas incorporadas com fármacos” – libertados de forma controlada – para tratamento tumoral.

Os efeitos exercidos no tumor são ditados pela própria nano-estrutura, mas esta é potencializada pela utilização de fármacos. “Quem dita o efeito anti-tumoral é a nano-estrutura, que interage com proteínas que estão no sangue e no abdómen, local escolhido para a aplicação. Essas proteínas chegam até à célula tumoral e isso, somado ao efeito do fármaco, faz com que obtenhamos um efeito muito significativo”, explicou o investigador.

Abdómen é o local escolhido para a aplicação

O processo foi testado “in vivo”, durante um mês, em ratos de laboratórios e os resultados obtidos foram satisfatórios. Os animais apresentaram uma diminuição no tamanho dos tumores e baixa toxicidade – principalmente no coração -, depois de receberem sistematicamente injecções que continham o sistema híbrido à base de hidrogel.

Wagner José aponta: “Não chegamos à cura do cancro, mas o tamanho dos tumores nestes animais foi reduzido, em todas as fases. Na fase inicial, conseguimos que o tumor fosse quase eliminado. Se este tratamento for prolongado ou associado a outros tipos de fármacos, podemos obter uma nova abordagem”.

(Imagem Farmácia.com.p)

A principal preocupação dos investigadores era garantir a qualidade de vida dos pacientes e melhorar o processo de tratamento do cancro,“facto que está directamente associado à toxicidade dos fármacos”.

Segundo o professor, em oncologia, a nanotecnologia “ainda é pouco utilizada e tem utilização muito recente” e a sua aliança aos fármacos no tratamento do cancro da próstata constitui um tratamento inovador.

Wagner José salienta mesmo: “Em nenhum trabalho vimos a utilização da sílica em gel associada ao fármaco no tratamento do cancro de próstata. Em todos os tumores, há muito poucos trabalhos que utilizam essa versão da sílica em forma de gel, associada aos fármacos. Por isso, este hidrogel criado por nós é único”.

Sem comentários:

Enviar um comentário