sábado, 15 de agosto de 2015

Mais de 500 genes podem afectar a audição 2015-08-05 Por João Sousa


Com os genes herdados da família, aumenta a propensão genética para o surgimento de doenças como a surdez, condição hereditária muito frequente. Quem tem familiares com este ou problemas da mesma natureza pode ser afectado. O alerta é dado pelos audiologistas do GAES

Dos 19 mil genes existentes no DNA do nosso corpo, no mínimo 500 podem estar associados à perda de capacidade auditiva. Pelo menos dois em três casos de pessoas nascidas surdas são resultado de uma mutação num desses 500 genes. O gene Connexin 26 representa 20 por cento dos casos associados a surdez e é o mais comum ligado a esta condição.

Dulce Martins, directora-geral do GAES

No entanto, o facto de uma doença não se manifestar nos pais não significa que os filhos não a possam herdar. O ambiente e o estilo de vida também importam.

Tal como explica Dulce Martins, directora-geral do GAES, “apesar do peso que uma herança genética defeituosa pode ter nas nossas vidas, ela é apenas um dos factores que contribui para a perda auditiva, a qual pode ocorrer a qualquer momento da vida de um humano. Outros factores relevantes são: problemas de saúde, o ambiente ao qual a pessoa está exposta, traumas e alguns medicamentos”.

As diferentes características físicas e biológicas como os pulmões, coração, olhos, orelhas – entre outras possibilidades – são o resultado de diferentes combinações genéticas.

Todos herdam 50 por cento dos genes da mãe e outros 50 por cento do pai. Se um desses genes for defeituoso, podem surgir problemas de saúde como a perda auditiva, surdez e outras doenças.

Sem comentários:

Enviar um comentário