sábado, 15 de agosto de 2015

Médico português cria ‘app’ para diagnosticar  doenças sexuais masculinas 2015-08-13 Por João Sousa


Men’s Sexual Medicine é o nome da primeira aplicação informática para smartphones e pretende ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças sexuais masculinas. A ferramenta foi desenvolvida por um médico e professor do Hospital de São João, no Porto, chegou ontem ao mercado e é gratuita.

Nuno Tomada, responsável da Unidade de Medicina Sexual do Serviço de Urologia do Hospital de São João, desenvolveu a aplicação em parceria com um colega espanhol da mesma especialidade. A ferramenta informática começou a ser trabalhada há mais de um ano.

(Clique para ampliar)

Em comunicado, o especialista português explica: “Decidimos construir uma aplicação informática que desse para ser facilmente descarregada para telemóveis e computadores portáteis e que permitisse (…) aos doentes acederem, de modo privado e discreto, a conteúdos que geralmente por uma questão cultural têm mais renitência em abordar e perguntar aos seus cuidadores de saúde”.

De acordo com este professor de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a Men’s Sexual Medicine “está desenvolvida para homens que tenham algumas queixas iniciais, nomeadamente disfunção eréctil, ejaculação prematura ou uma diminuição do desejo”.

Assim, mediante as queixas apresentadas, a ferramenta “é capaz de indicar quais seriam os passos seguintes a tomar”, para além de fornecer um conjunto de informação aos doentes e à população em geral.

Após curtos questionários, a app permite oferecer um diagnóstico e alguns conselhos sobre quais são as terapêuticas que estão disponíveis, realçando sempre a importância do acompanhamento médico”.

O objectivo é facilitar o acesso dos doentes a informação sobre questões como disfunção eréctil ou ejaculação prematura.

(Clique para ampliar)

A aplicação permite ainda ajudar os doentes a perceber “que existem diferentes níveis de severidade da mesma disfunção”.

Os questionários oferecem mesmo a possibilidade de os utilizadores classificarem “o nível da sua disfunção, bem como fornecer os dados clínicos sobre eventuais doenças que tenham, medicação que façam e capacidade física”.

A aplicação oferece também um plano personalizado de exercício físico e de alimentação. No entanto, os médicos de família ou especialistas deverão disponibilizar um código necessário para o efeito.

A Men’s Sexual Medicine já está disponível na App Store do iTunes e na Google Play Store.

Sem comentários:

Enviar um comentário