terça-feira, 31 de maio de 2011

Andam a circular e-mails falsos, supostamente enviados pelo Portal das Finanças, que pede aos contribuintes para carregarem num link que os remete para uma página onde os seus dados são recolhidos por hackers.

O Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) alerta para o facto de tais mensagens não passarem de um ataque de phishing, referindo que “embora, aparentemente, o link esteja apontado para o site Portal das Finanças, a ligação é efectuada para um domínio de um país asiático. O ficheiro infectado é proveniente de um site de um país da América do Norte”.

De acordo com o ministério, são enviadas mensagens falsas, que usam uma imagem das Declarações Electrónicas e que têm o seguinte texto “informativo no link abaixo”, seguido do link e da expressão “disponível por 72 horas”.

“Todas as mensagens e-mail que a Direcção-Geral das Contribuições e Impostos (DGCI) envia aos contribuintes identificam sempre o nome completo e o número de identificação fiscal (NIF) dos destinatários. A DGCI não envia nunca mensagens de correio electrónico genéricas e sem aquela identificação. O nome e o NIF que são enviados nas mensagens e-mail são sempre exactamente iguais aos que constam do cartão do contribuinte (ou do cartão do cidadão)”, explica o MFAP, que acrescenta ainda que “a DGCI só envia mensagens e-mail aos contribuintes que tenham senha de acesso ao Portal das Finanças e que a tenham autorizado a enviar-lhes essas mensagens. As mensagens são sempre enviadas para o endereço electrónico que os contribuintes indicaram no Portal das Finanças e nunca para qualquer outro”.

Sem comentários:

Enviar um comentário