quinta-feira, 12 de abril de 2012

Químicos da UMa ajudam a melhorar medicamentos contra a SIDA

Cientistas fazem cálculos computacionais dos compostos resistentes a mutações

2012-03-07

Por Susana Lage


Miguel Xavier Fernandes e Visvaldas Kairys
Miguel Xavier Fernandes e Visvaldas Kairys, da Universidade da Madeira (UMa), fizeram parte de um grupo internacional de cientistas que descobriu duas classes de compostos que resistem às mutações do vírus da Sida. A descoberta prolonga a eficácia dos futuros medicamentos.

Quando este projecto financiado em um milhão de dólares pelo Instituto de Saúde dos Estados Unidos (NIH) se iniciou, Miguel Xavier Fernandes e Visvaldas Kairys estavam a trabalhar nos EUA. “A nossa contribuição foi fazer o design e os cálculos computacionais destes compostos antes deles serem sintetizados e testados experimentalmente”, afirma Miguel Xavier Fernandes ao Ciência Hoje.

Uma das conclusões do estudo que o investigador português destaca é que é possível “atacar o problema da resistência a fármacos logo no início do ciclo de desenvolvimento de futuros fármacos, em vez de lidar com esse problema no final”.

A aplicação disto poderá “desenvolver futuros fármacos que mantenham a eficácia mesmo face às mutações dos alvos terapêuticos”.

A produção de um novo composto é muito dispendiosa e é um processo que demora 15 a 16 anos. Por isso, os benefícios da descoberta, diz o cientista, “são principalmente de natureza financeira pela obtenção de terapêuticas mais baratas, porque não seria necessário introduzir novos fármacos para substituir os anteriores cuja eficácia se vê diminuída”.

O projecto obteve bons resultados na fase pré-clínica. Os passos seguintes na investigação, cuja contribuição destes cientistas da UMA terminou, serão a realização de ensaios clínicos que podem demorar três ou quatro anos para testar a eficácia e a segurança deste compostos em humanos. “Nós continuaremos a estudar outros sistemas onde a perda de eficácia dos fármacos representa um problema sério”, sublinha Miguel Xavier Fernandes.





Share88

Sem comentários:

Enviar um comentário