quinta-feira, 12 de abril de 2012

Identificados novos processos implicados nas alergias

Investigadores irlandeses publicam estudo na «Nature Immunology»

2012-02-27


Asma é um problema crescente a nível global

Cientistas do Trinity College de Dublin e do Reino Unido identificaram novos processos que levam ao desenvolvimento de uma célula implicada nas alergias. A descoberta potencia novas estratégias para o tratamento da asma e de outras doenças alérgicas. A investigação acabou de ser publicada na «Nature Immunology».

O número de pessoas com doenças alérgicas, como asma ou dermatite atópica, está a crescer globalmente. As crianças irlandesas estão em quarto lugar a nível mundial na incidência de asma, explicam os investigadores. A área de investigação de novas estratégias para o tratamento destas doenças está focada na compreensão dos processos e das células envolvidas que causam a inflamação.


Um dos autores do estudo foi Padraic Fallon, da Science Foundation Ireland Stokes, e professor na Escola de Medicina, no Trinity College. A sua equipa tinha já descoberto esta célula a que deu o nome de nuócito. Descobriu também que esta inicia a primeira produção de respostas imunitárias que pode levar à asma ou a outras condições ligadas às alergias.

No novo estudo, foi identificado um novo caminho que leva ao desenvolvimento dos nuócitos. O facto de transcrição RORalpha mostrou ser fundamental tanto para a produção de nuócitos e para a inflamação de tipo alérgica.

Esta nova descoberta identifica alvos para as doenças alérgicas e poderão, assim, desenvolver-se novas estratégias terapêuticas.

Artigo: Transcription factor RORα is critical for nuocyte development

Sem comentários:

Enviar um comentário