quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Animal com mais genes é a pulga d'água Crustáceo é o primeiro com ADN mapeado e pode ser modelo para a genómica ambiental 2011-02-04

Vive em águas estanques e em lagos e mede apenas três milímetros. Apesar da pequena dimensão, possui 31 mil genes (mais oito mil do que os humanos), tornando-se no animal geneticamente mais rico, revelou um estudo publicado na revista “Science”.

A dáfnia, vulgarmente conhecida por pulga d'água,foi o primeiro crustáceo cujo ADN foi completamente mapeado, sendo que um terço dos seus genes são completamente novos para a ciência.

De acordo com os autores do estudo, do Daphnia Genomics Consortium, a investigação poderá ajudar a compreender a relação entre os genes e o meio ambiente, na medida em que esta espécie desempenha um papel relevante em cadeias alimentares aquáticas, tem uma grande capacidade de adaptação às mudanças sofridas pelos ambientes em que vive, e ainda consegue reproduzir-se em condições extremas, sem a necessidade de um macho.
A vasta quantidade de genes da dáfnia deve-se sobretudo ao facto de serem copiados em grande número. Os investigadores estimam que o ritmo de reprodução de cópias de genes seja três vezes superior nesta espécie do que noutros invertebrados e 30 por cento superior à dos seres humanos.

Modelo da genómica ambiental

A pulga d'água está a tornar-se num modelo de estudo largamente usado na investigação feita na área da genómica ambiental, que tem como objectivo conhecer a interacção entre os genes e o ambiente.

Entre os invertebrados já sequenciados, é a espécie com mais genes compartilhados com humanos. Esta semelhança de genomas e a sua capacidade de adaptação a ambientes extremos tornam importante o estudo do ADN deste animal que, quando usado como “sensor aquático”, pode reflectir a forma como as mudanças ambientais afectam os seres vivos aos níveis molecular e celular.

A construção do mapa genético da Daphina pulex pode trazer conhecimentos aplicáveis à manutenção de recursos hídricos, em estudos sobre a saúde humana, nomeadamente na avaliação do impacto dos poluentes químicos existentes na água.
Share103
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=47268&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário