segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Viagem pelo corpo humano Vídeo do ICG vence concurso ‘Ciencia en Acción’ 2011-08-04 Por Susana Lage

Eu e o meu corpo by Instituto Gulbenkian de Ciência is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.
Based on a work at www.igc.gulbenkian.pt

O vídeo de animação «Eu e o meu Corpo», produzido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) em Lisboa, arrecadou o primeiro lugar na categoria de Material Didáctico de Ciências do concurso internacional ‘Ciencia en Acción’, edição de 2011.
O projecto, financiado pela Casa das Ciências com o apoio técnico da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), foi realizado por Ana Godinho, Catarina Júlio e Ana Mena, membros da equipa de comunicação do IGC, em colaboração com Diana Marques (ilustradora), Cláudio Silva (FCCN) e Alexandre Gil (estudante do 7º ano).

Em entrevista ao Ciência Hoje, Ana Godinho descreve que o vídeo faz uma “'viagem' de descoberta por vários órgãos e, sobretudo, células do corpo humano. Faz a ligação entre as diferenças entre os órgãos e as diferenças entre as células que os constituem: temos órgãos diferentes porque as células que os constituem são diferentes também, em aspecto e em função. Inclui também uma secção que explica como é que os cientistas sabem tanto sobre as células, introduzindo alguns dos métodos utilizados: cultura de células, microscopia e estudo de animais para se compreender os humanos”.

O objectivo do projecto é, segundo a responsável, introduzir alunos dos 7 aos 12 anos (3º aos 6º anos escolares) ao conceito de célula, de diversidade celular e abordagens em investigação científica, nomeadamente, o estudo de animais como modelos para se compreender o funcionamento do corpo humano. “Nos 3º e 4º anos de escolaridade, os alunos aprendem sobre os diferentes órgãos e sistemas do corpo (sistema digestivo, circulatório, etc.). O nosso objectivo era ir mais além, passando para o mundo microscópico da célula, da relação forma-função celular e das semelhanças entre seres vivos”, explica.

Segundo Ana Godinho, no contexto da sociedade actual, o vídeo é importante por promover o ensino informal da ciência, ou seja, de complementar os currículos escolares introduzindo conceitos mas avançados, relacionados com a investigação científica que se faz agora. “Queremos mostrar a investigação científica como uma actividade em constante mutação, que é mais do que o ‘preto-e-branco’ que se encontra nos livros de texto”, sublinha.

Com o primeiro lugar na categoria de Material Didáctico de Ciências do concurso ‘Ciencia en Acción’, o vídeo arrecadou mil euros. “Este prémio é um sinal do valor e qualidade da ideia, do processo e do produto final, dado por um júri totalmente externo à equipa do projecto”, revela Ana Godinho. Mais acrescenta: “Estimula-nos a seguir de que forma o vídeo será utilizado nas escolas, já no próximo ano lectivo, e a produzir novas animações, algo em que já estamos a trabalhar”.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=50386&op=all



Sem comentários:

Enviar um comentário