quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sem-abrigo, Migração e Mudança Demográfica na Europa – Conferência Europeia de Investigação Localização: Pisa - Itália Data: 16 de Setembro de 2011

Realiza-se, no dia 16 de Setembro, em Pisa, na Itália, a Conferência Europeia de Investigação 2011, subordinada ao tema “Sem-abrigo, Migração e Mudança Demográfica na Europa”.

No evento serão abordados, entre outros temas:

Migração e Sem-abrigo: Novos desafios
Migração e Sem-abrigo: Riscos e vulnerabilidades
Sem-abrigo na Europa: Novas perspetivas
Migração e Sem-abrigo: O Modelo Mediterrânico – o antigo e o novo
Migração e Sem-abrigo: Perspetivas sociais e legais
Migração e Sem-abrigo: Dimensões sobre género

O European Observatory on Homelessness organiza, uma vez por ano, a Conferência Europeia de Investigação, e produz, duas vezes por ano, o European Journal of Homelessness.

Neste contexto, encontra-se disponível, para consulta neste site, a apresentação do modelo de intervenção da saúde no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração da Pessoa Sem-Abrigo (2009-2015) da Assessora na área de Saúde do Alto Comissariado da Saúde, Teresa Caldas de Almeida, proferida em 2010, na Conferência Europeia de Investigação “Understanding Homelessness and House Exclusion in the new European Context”.

O Alto Comissariado da Saúde, em parceria com diversas entidades provenientes do sector público e do sector privado, colaboram com o Instituto da Segurança Social, IP, na Estratégia Nacional, tendo assumido o compromisso de implementar um modelo de intervenção em saúde com o objetivo de garantir o acesso a cuidados de saúde atempados e de qualidade às pessoas sem abrigo, em articulação com a Coordenação Nacional para a Saúde Mental, a Direção-Geral de Saúde , o Instituto da Droga e da Toxicodependência e a Escola Nacional de Saúde Pública.

Consulte:

Programa provisório
Apresentação “A Model of Health Intervention – European Research Conference 2010”
Modelo de Intervenção da Saúde – Estratégia Nacional para a Integração da Pessoa Sem-Abrigo

Mais informações: European Observatory on Homelessness

Notícia relacionada: ACS colabora na Estratégia Nacional para a Integração dos Sem Abrigo


http://www.acs.min-saude.pt/2011/08/08/sem-abrigo-migracao-e-mudanca-demografica-na-europa-conferencia-europeia-de-investigacao-2011/

Sem comentários:

Enviar um comentário