quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Poliomielite desapareceu da Europa Vírus transmitido por alimentos e água contaminados afecta sobretudo crianças 2011-08-31

A poliomielite - uma doença viral altamente contagiosa, que afecta principalmente crianças e cujo vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, provocando depois paralisia e deformações no corpo – está completamente erradicada da Europa, confirmou a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Desta forma, o velho continente mantém-se livre de poliomielite, depois do aparecimento do vírus em alguns países europeus no ano passado, anunciou a comissão regional europeia para a certificação da erradicação da doença.

A Europa “manterá o seu estatuto de livre de poliomielite após a importação do poliovírus selvagem em 2010”, assegurou a OMS. Desde Setembro de 2010 que não foram reportados quaisquer novos casos, após os países terem tomado “acções efectivas”, declarou a comissão num encontro em Copenhaga, Dinamarca.

De acordo com a directora regional para a Europa da OMS, Zsuzsanna Jakab, citada pela Lusa, esta posição da comissão é uma “notícia excelente para a região e um reconhecimento a todos os estados e parceiros que, individual e colectivamente, combateram imediatamente o primeiro e maior aparecimento da doença na Europa desde a sua erradicação em 2002”.

Em 2010, quatro países – Cazaquistão, Rússia, Turquemenistão e Tajiquistão – registaram 30 mortes e 475 casos de vírus de tipo 1. Desde a criação da Iniciativa para a Erradicação Global da Poliomielite (GPEI, na sigla em inglês, que inclui organizações como a OMS, a Unicef e o Rotary International), em 1988, a incidência desta doença foi reduzida em mais de 99 por cento.

Na altura, anualmente, mais de 350 mil crianças ficavam paralisadas em mais de 125 países onde a poliomielite era endémica. Até agora, segundo dados contabilizados no passado dia 16, foram relatados 325 casos em todo o mundo. A doença permanece endémica em quatro países: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
Share


http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=50712&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário