segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Encontrada nova explicação para infertilidade masculina Cientistas descobriram mutação de proteína presente no esperma 2011-07-21

A mutação de um gene que codifica a proteína que reveste os espermatozóides pode ser a causa para a maior parte dos casos da infertilidade masculina, revela um artigo publicado na “Science Translational Medicine” e que, inclusivamente, faz a capa da revista.

Este trabalho que foi realizado por uma equipa internacional de investigadores liderada por Gary Cherr, da Universidade da Califórnia, poderá ser fulcral para abrir novos caminhos que resolvam os problemas de infertilidade de alguns casais, destacaram os cientistas.

Para este estudo, foram recolhidas amostras de DNA nos Estados Unidos, Reino Unido, China, Japão e África. Os investigadores descobriram que um quarto dos homens tem um gene defeituoso que afecta a proteína DEFB126, que por sua vez, se encarrega de revestir a superfície do esperma e o ajuda a penetrar na mucosa do colo do útero da mulher.

Os homens que têm esta variante da proteína DEFB126, não apresentam o Beta Defensina 126, o que dificulta que o esperma passe através da mucosa e eventualmente se una a um óvulo, indicam os cientistas, acrescentando que esta variação genética "possivelmente é responsável por vários casos de infertilidade sem explicação até o momento".

Ao examinar 500 casais chineses recém-casados, os investigadores descobriram que a falta do Beta Defensina 126 em homens com a mutação DEFB126 diminuiu a fertilidade em 30 por cento.

Ted Tollner, primeiro autor do estudo e professor de Urologia da Universidade da Califórnia, indicou que esta descoberta poderá dar azo a outras investigações mais amplas sobre o papel desta mutação na infertilidade. O mesmo assinalou que, em comparação com o esperma dos macacos e outros mamíferos, os espermatozóides humanos são em geral de má qualidade.

Segundo Gary Cherr, esta questão pode estar relacionada com o facto de nos seres humanos, ao contrário da maioria dos mamíferos, a perpetuação da raça se sustentar numa relação monogâmica, pelo que "a qualidade do esperma simplesmente não tem grande importância".

Sem comentários:

Enviar um comentário