sábado, 9 de julho de 2011

António Damásio dá conferência sobre as origens da consciência Neurocientista é convidado da sessão de apresentação do prémio Janssen Neurociências

O neurocientista António Damásio vai estar em Lisboa, a 31 de Março, para uma palestra sobre «As Origens da Consciência», no âmbito da conferência de apresentação do Prémio Janssen Neurociências. Este galardão, que visa distinguir um projecto de excelência desenvolvido por cientistas portugueses, abre as candidaturas para a sua primeira edição dia 1 de Abril.

Com o valor de 50 mil euros, este é o primeiro prémio do género em Portugal que dá apoio à investigação na área das Neurociências. Conta com o apoio institucional da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental e da Sociedade Portuguesa de Neurociências.
António Damásio é um dos mais conceituados e premiados neurocientistas mundiais. A palestra a apresentar baseia-se nas investigações que tem realizado, sendo de destacar a sua mais recente obra «O Livro da Consciência», editada o ano passado.

De lembrar que o cientista, actualmente director Brain and Creativity Institute, da Universidade do Sul da Califórnia, foi recentemente galardoado com o Prémio Honda pela sua “pioneira contribuição para o mundo das neurociências”. A Fundação Honda reconheceu Damásio pela sua influente teoria somatic-marker hypothesis, que explica o papel crucial da emoção na tomada de decisões.

A conferência de apresentação do Prémio Janssen Neurociências realiza-se no dia 31 de Março, entre as 10h15 e as 13h00, no Centro de Congressos de Lisboa.

A Janssen dedica-se há mais de 60 anos à investigação na área das neurociências, sendo esta uma das suas áreas terapêuticas prioritárias. Considera por isso fundamental o incentivo à produção científica.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=47953&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário