sábado, 9 de julho de 2011

Olhar para a dor reduz a sua sensação Estudo realizado por investigadores da University College Londo

Uma equipa de investigação do Institute of Cognitive Neuroscience da University College London desenvolveu novas técnicas que parecem alterar a percepção de dor dos pacientes. O estudo, publicado na última edição da revista médica «Psychological Science», indica que olhar para a fonte da dor pode reduzi-la.

Os médicos britânicos testaram o limite da resistência ao calor e descobriram como conseguir aumentar a tolerância de cada um.
Contrariamente à compulsão que as pessoas tendem a ter para desviar o olhar durante uma situação dolorosa, tal como quando lhes é administrado uma injecção, os cientistas explicam que se olharem para o seu corpo, a dor que sentem será mais reduzida.

Para o estudo, a equipa médica construiu uma estrutura com espelhos que permite ao paciente, quando este olha para a mão que sente o calor, veja um bloco de madeira. Neste caso, suportam menos a dor, mas em compensação, quando a mão é ampliada pela reflexão em um espelho côncavo, o limite da resistência ao calor subiu quatro graus centígrados.

Segundo o grupo de investigadores, este estudo poderá ajudar a compreender quais os melhores tratamentos para condições crónicas. Os especialistas salientaram que os níveis de dor são directamente proporcionais ao tamanho do corpo que se consegue ver, porque ajuda a compreender a base neurológica da dor.

A equipa salienta ainda que sabe bem quais são os caminhos que levam os sinais de dor do corpo até ao cérebro, mas agora querem perceber como é que o cérebro processa estes sinais. O interesse está centrado na relação entre a experiência dolorosa e a representação que o nosso cérebro faz dela.

Sem comentários:

Enviar um comentário