sábado, 9 de julho de 2011

Primeiro estudo epidemiológico sobre Parkinson em Portugal Dia Mundial do Doente de Parkinson com várias iniciativas

Hoje, celebra-se o Dia Mundial do Doente de Parkinson. Neste sentido, a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk) promove iniciativas de sensibilização para a doença em algumas cidades, mas com o apoio da Direcção-Geral da Saúde e da Medtronic, a associação iniciou hoje o primeiro estudo epidemiológico de avaliação da prevalência da doença. O trabalho de investigação, realizado em colaboração com a KeyPoint, vai abranger uma amostra de cinco mil pessoas, com idade igual ou superior a 50 anos.
“Até à data, não há evidência de quaisquer estudos epidemiológicos de base populacional realizados em território nacional para determinar a prevalência de Parkinson. Torna-se por isso essencial a implementação de um estudo epidemiológico para o desenvolvimento de estratégias de saúde adaptadas ao real número de doentes”, disse Joaquim Ferreira, neurologista do Hospital de Santa Maria e coordenador científico do estudo.

A APDPk promoveu, ontem, uma corrida de sensibilização para a doença, à mesma hora, em Lisboa, Faro, Coimbra, Leiria e Maia. Depois de na primeira edição terem sido percorridos mais de nove mil quilómetros e participado 12 cidades e cinco mil pessoas em todo o mundo, este ano o objectivo da «Corrida Contra o Parkinson» é ainda mais ambicioso: percorrer 40 mil quilómetros, que simbolicamente representam a volta ao mundo.

“Esta iniciativa é muito importante para que as pessoas conheçam esta doença e compreendam as dificuldades que os doentes e familiares têm de ultrapassar no dia-a-dia. Todos juntos podemos unir forças e contribuir para melhorar as condições de vida dos portadores desta doença”, refere Helena Machado, presidente da APDPk.

Estas acções inserem-se nas comemorações do Dia Mundial do Doente de Parkinson, que se celebram hoje. Este dia corresponde à data de nascimento de James Parkinson, o médico inglês que, em 1817, identificou e descreveu os sintomas da doença que viria a receber o seu nome.

A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, para a qual ainda não existe cura. É a segunda doença neurodegenerativa mais comum, atingindo mais de uma em cada mil pessoas na Europa. Em Portugal, cerca de 20 mil portugueses sofrem de doença de Parkinson.

Sem comentários:

Enviar um comentário