sábado, 9 de julho de 2011

Cérebro das mulheres é mais activo do que dos homens Investigadora determina explicação neurológica e hormonal

Adrianna Mendrek, investigadora canadiana, realizou um estudo que pode criar alguma polémica. Segundo a académica do departamento de Psiquiatria da Universidade de Montreal e do Centro de Investigação Fernand-Seguin, a virtude que os homens têm de, muitas vezes, conseguirem não pensar em nada tem uma explicação neurológica.

A actividade neural do cérebro, chamada de rede por defeito, é maior em pessoas do sexo feminino do que masculino, ou seja, o cérebro dos homens entra em repouso com mais facilidade.

A investigadora, no entanto, precisa no estudo que a descoberta surgiu por acaso, já que se dedica ao estudo da esquizofrenia e foi nesse contexto que analisou diferentes sujeitos de ambos os sexos afectados por esta doença e comparou a sua actividade cerebral.
Para o estudo, 42 pessoas não esquizofrénicas, de idades compreendidas entre os 25 e 45 anos, foram submetidas a uma tarefa de rotação mental, a partir de uma figura a três dimensões, enquanto a sua actividade cerebral era medida por ressonância magnética. A medida de actividade neural foi registada quando os sujeitos, de ambos os sexos, repousavam.

A equipa de Mendrek constatou que as mulheres se encontravam em auto-avaliação sobre aquilo que tinha acabado de fazer e a pensar naquilo que iriam realizar a seguir, já os homens apenas se distendiam e descansavam.

Contudo, a investigadora assume que ainda não se encontra em posição de referir que parte da pressão social ou que hormonas biológicas distinguem os dois sexos. No entanto, assume que na própria sociedade actual, as mulheres gerem mais tarefas e têm mais preocupações.

A equipa encontra-se ainda a medir níveis de estrogénio e testosterona, mas resta a saber quais as medidas de actividade cerebral devem exactamente ser observadas para definir uma ligação entre os papéis das hormonas e da pressão social nas mulheres em relação aos homens.
Share3630
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=46232&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário