sexta-feira, 1 de julho de 2011

Refeições ricas em gordura podem desencadear asma Investigação mostra redução da função pulmonar

Uma dieta rica em gordura aumenta os níveis de inflamação das vias aéreas e reduz a função pulmonar, segundo uma investigação australiana apresentada na Conferencia Internacional da Sociedade Torácica Americana, em Nova Orleães.

A equipa de investigadores avaliou indivíduos com asma, antes e depois de ingerirem uma refeição com altos níveis de gordura. Já se sabia que este tipo de alimentos era prejudicial para o coração mas concluiu-se que afectam ainda a função pulmonar.
“Trata-se do primeiro estudo a debruçar-se sobre os efeitos da gordura no processo de inflamação das vias aéreas”, afirmou Lisa Wood, líder do estudo, frisando que “os resultados preliminares demonstram que, quatro horas após o consumo daquele tipo de refeição, os níveis de inflamação eram mais elevados”.

Esta descoberta sugere que uma dieta pobre em gorduras pode ser útil na gestão dos doentes com asma. A prevalência desta doença tem aumentado de forma significativa nas últimas décadas, sendo que um dos motivos para este aumento poderá ser o consumo cada vez mais generalizado de alimentos riscos em gordura.

Sem comentários:

Enviar um comentário