quarta-feira, 20 de julho de 2011

Substância produzida por abelhas eficaz contra cáries Investigadores mexicanos estudam propriedades do propólis 2011-07-12

Uma equipa de cientistas mexicanos, Universidade Nacional Autónoma do México, descobriu que o própolis, uma substância produzida pelas abelhas, é eficaz no combate à cárie dentária. Os investigadores tentam agora perceber se tem propriedades que auxiliam no combate à hipertensão.

O própolis é um composto de cera criado e usado pelas abelhas para tapar fissuras nas colmeias à base de compostos aromáticos, ceras, flavonóides, terpenóides, álcoois e pólen. A estrutura química dessa substância varia segundo a estação do ano, a floração e a região onde os insectos fazem suas colectas.
Um dos grandes objectivos deste trabalho é fomentar o uso e o aproveitamento de um "recurso desperdiçado" no México. Os investigadores estimam que, actualmente, sejam aproveitadas apenas seis toneladas anuais de própolis no país, apesar de este ser considerado o sexto produtor de mel no mundo.

A substância é usada com mais frequência na prevenção e no tratamento da tosse, embora sua acção terapêutica seja variada e sirva também para tratar cicatrizes, inflamações, alergias, viroses e dores.

Efeitos eficazes

Os cientistas comprovaram os efeitos dessa substância sobre os microorganismos que causam cáries – Porphyromonas gingivalis e Streptococcus mutans – e já conseguiram isolar alguns compostos que servem para combatê-las.

Estes actuam sobre as enzimas glicosiltransferasas do Streptococcus mutans, responsáveis pelo aumento na produção da placa bacteriana. A equipa desenvolveu, então, um projecto para determinar o efeito cardiovascular dos compostos de própolis.

Para isso, os especialistas vão ter que separar os compostos com procedimentos químicos e avaliar a reacção biológica. Depois, em colaboração com a Universidade Autónoma de Querétaro, farão testes com a aorta isolada de ratos. Posteriormente, algumas cobaias vão tomar a substância por via oral. Os dois projectos serão realizados com 15 tipos de própolis, concedidos por diferentes produtores.

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=49989&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário