quarta-feira, 20 de julho de 2011

Estudo relaciona satisfação com saúde cardíaca Risco de doença cardíaca poderá ser prevenido com estado mental positivo 2011-07-13

Um estudo publicado no “European Heart Journal” concluiu que as quatro áreas chave da felicidade e da protecção da saúde coronária encontram-se no trabalho, família, sexualidade e auto-satisfação.

Neste trabalho, que envolveu oito mil funcionários públicos britânicos com uma média etária de 49 anos, os participantes foram questionados sobre a sua satisfação em sete áreas da vida: relacionamentos amorosos, actividades de lazer, trabalho, sexo, família, padrões de vida e auto-satisfação.

Os voluntários foram acompanhados ao longo de seis anos e verificou-se que os maiores níveis de satisfação com a vida em geral estavam associados a uma redução estatisticamente significativa de 13 por cento no risco de doença arterial coronária. Além disso, a satisfação em quatro áreas principais - trabalho, família, sexualidade e consigo mesmo -, foi relacionada com uma redução de 13 por cento no risco de doença cardíaca.

Contudo, esta redução não foi associada aos relacionamentos amorosos, actividades de lazer e qualidade de vida, segundo os investigadores.

"Em geral, esta investigação indica que estar satisfeito com domínios específicos da vida, especialmente com o trabalho, a família, a vida sexual e consigo mesmo, está positivamente associado com uma menor incidência de doença cardíaca coronária, independentemente dos factores de risco tradicionais ", revelaram os cientistas.

Estes dados sugerem que as pessoas com alto risco de doença cardíaca poderiam beneficiar de programas para tornar o estado mental mais positivo, sugeriu ainda a primeira autora do estudo, Julia Boehm, da Harvard School of Public Health.


http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=50011&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário