segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cratera gigante descoberta debaixo do gelo da Antárctida Agência Espacial Europeia utilizou satélite CryoSat

O satélite Cryosat da Agência Espacial Europeia (ESA) encontrou uma cratera gigante debaixo da superfície gelada da Antárctida. Esta terá aparecido depois de um lago que se encontra a três quilómetros abaixo do gelo ter drenado rapidamente.
Debaixo da grossa camada de gelo que cobre a Antárctida há lagos de água doce que não têm conexão directa com o oceano. Estes são de grande interesse para a ciência pois podem dar pistas sobre o transporte de água e a dinâmica do gelo debaixo da superfície do continente.

Os investigadores da ESA utilizaram satélites combinando dados do CryoSat e outros mais antigos do satélite ICESat, da NASA. A equipa mapeou a cratera deixada pelo lago e determinou, até, a magnitude da inundação que o formou.
Em 2007 e 2008 drenaram-se seis quilómetros cúbicos de água, o maior fenómeno deste tipo alguma vez registado, indicam os autores do trabalho, publicado na «Geophysical Research Letters».
Desde o final de 2008 que o lago parece estar a ser reabastecido, mas numa velocidade seis vezes menor do que a da drenagem. Pode levar uma década até que se verifique o reabastecimento total.
O estudo sublinha a capacidade que o CryoSat tem para mapear as mudanças dos lagos sub-glaciares da Antárctida, em 3D. Cada um destes lagos representa uma nova esperança para se descobrir vida marinha pré-histórica.

Sem comentários:

Enviar um comentário