segunda-feira, 9 de junho de 2014

Qual é a melhor broa de milho? Investigadores estudam propriedades genéticas, nutricional e organolética da farinha

Por Marlene Moura (texto)
Investigadores querem broa 100 por cento de farinha de milho
Investigadores querem broa 100 por cento de farinha de milho
Existem diferentes qualidades de broas de milho – branca, amarela ou escura. Este pão é feito com uma mistura de farinhas de milho, tal como o nome sugere, e trigo ou centeio (como a broa de Avintes), e levedura. Mas e se pudéssemos fazer uma broa 100 por cento de farinha de milho?

“Apesar de ser mais difícil por lhe faltar a elasticidade conferida pelo trigo, é possível e será bastante interessante para os celíacos [intolerantes ao glúten]”, segundo referiu ao jornal «Ciência Hoje» Carlota Vaz Patto, investigadora e coordenadora principal do trabalho de investigação nacional MOXI e responsável pela equipa do Instituto de Tecnologia Química e Biológica(ITQB) no projecto europeu SOLIBAM.

Um dos objectivos do estudo é precisamente conseguir uma broa 100 por cento de farinha de milho.“Em Portugal, trabalhamos com variedades tradicionais de milho (chamado regional), que é de polinização livre e usado para a farinha da confecção da broa” e um dos objectivos do projecto MOXI – FCT é “a utilização da diversidade natural em antioxidantes, sabores e aromas das variedades tradicionais portuguesas no melhoramento de milho para a produção desse pão”.

O projecto Moxi centra-se essencialmente no estudo genético, ou seja, identifica os genes que controlam a qualidade do milho. Assim, “podemos fazer um sistema de certificação das variedades tradicionais do cereal e ajudar a melhorá-las, caso tenham características menos interessantes", defendeu ainda a investigadora.

O milho é livre de glúten e a sua qualidade de panificação é diferente da do trigo, por exemplo, por“se relacionar mais com as suas características antioxidantes, propriedades do amido – as viscosidades – e as substâncias voláteis libertadas durante a cozedura”, como o aroma e o sabor.

Carlota Patto
Carlota Patto
O projecto Europeu SOLIBAM tem por objectivo o desenvolvimento de abordagens inovadoras de melhoramento e produção de plantas baseadas num aumento ou manutenção da diversidade.

Sabor depende da tradição

Mas a que sabe a broa de milho? “A experiência diz-nos que depende da tradição a que está habituado o consumidor e a as suas preferências dependem igualmente disso”, continuou.

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e o ITQB promovem uma sessão informativa sobre um conjunto de provas sensoriais de broa de milho, na Quinta do Marquês, em Oeiras, que irá decorrer de 24 a 27 de Julho, com o objectivo de caracterizar a qualidade das diferentes variedades regionais de broa e onde serão apresentados os projectos de investigação em curso no ITQB e no INIAV relacionados com o tema.

Durante a prova sensorial, onde serão seleccionadas diferentes tipos de broas, a equipa científica irá recolher a caracterização de qualidade dos participantes e cruzar os dados com as informações das análises químicas obtidas, como o teor de gordura, açúcar, proteínas, fibras e a composição antioxidante.

Sem comentários:

Enviar um comentário