segunda-feira, 9 de junho de 2014

Europa quer evitar perdas nas colheitas e reduzir a pobreza Projecto de três anos conta com financiamento de três milhões de euros

Um novo projecto em tecnologia alimentar, que reúne investigadores da Europa, África subsariana e Ásia, pode ajudar milhões de pessoas em condições de profunda pobreza, avança a CORDIS.

Com a duração de três anos, a investigação liderada pelo Instituto de Recursos Naturais da Universidade de Greenwich, no Reino Unido, conta com um financiamento do sétimo programa-quadro da UE de três milhões de euros.

A ideia é desenvolver métodos inovadores para reduzir os resíduos resultantes da produção de alimentos. Além disso, a proposta inclui conceber novos produtos sob a forma de petiscos, por exemplo, para assim dar-lhes saída em novos mercados.

A mandioca e a batata-doce são culturas importantes do ponto de vista da segurança alimentar para cerca de 700 milhões de pessoas em todo o mundo, mas as suas perdas após as colheitas são importantes. Estas podem ser físicas ou económicas, produzidas por descartes ou processamento para gerar produtos de pouco valor ou ainda na forma de resíduos biológicos.

As perdas físicas após a colheita são elevadas e ocorrem em toda a cadeia alimentar. As perdas de valor económico são elevadas, na medida em que a mandioca pode ser desvalorizada em até 85 por cento.
O projecto europeu agora lançado também pretende, por isso, procurar melhorar a maneira de empregar os resíduos líquidos e detritos usados na fermentação, para tornar possível a criação de produtos de maior valor e próprios para consumo humano quer na forma de lanches, substratos para cultivo de cogumelos ou alimentos para animais.

Actualmente, os agricultores podem perder até 60 por cento do valor do inhame e 30 por cento de mandioca durante processamento posterior á colheita devido à forma como se deterioram, pois não são armazenados em condições ideais. A equipa científica que vai desenvolver o projecto pretende assim tentar reduzir essas perdas através da aplicação de melhores técnicas de armazenamento e processamento para reduzir a quantidade de resíduos e também tornar-se-lhes um produto com valor.

O projeto vai começar por apresentar os métodos de redução de resíduos na Nigéria, Gana, Vietname e Tailândia. Espera-se que permita às PME do sector realizar contactos com grandes indústrias e gerar empregos.

Sem comentários:

Enviar um comentário