segunda-feira, 9 de junho de 2014

Pensar global, plantar local Congresso ibérico de Fisiologia Vegetal reúne centenas em Lisboa

São quase 400 os investigadores de Portugal e de Espanha que vão reunir-se em Lisboa para o XIII Congresso Luso-Espanhol de Fisiologia Vegetal. O encontro, organizado pela Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal, tem como mote “Pensar global, plantar local”. Começa depois de amanhã e prolonga-se até ao próximo dia 28,
Os investigadores pretendem discutir como a ciência pode ajudar a enfrentar desafios como as alterações climáticas que afectam o largo sector da economia mundial dependente das plantas.

“Às vezes esquecemo-nos da importância das plantas” comenta Margarida Oliveira, presidente da Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal e das Comissões Organizadora e Científica do Congresso, “mas a verdade é que elas são a base da nossa vida no planeta e, se queremos continuar cá, não nos podemos dar ao luxo de descurar o seu estudo. Assegurar recursos sustentáveis para alimentar 7 mil milhões de pessoas tem de ser assumido como uma prioridade.”Durante o Congresso serão abordados temas como o impacto das alterações climáticas no comportamento e sobrevivência das plantas, as doenças e pragas que as afectam, a utilização das plantas na alimentação e saúde humana e animal, e ainda a questão da biodiversidade.

Dos cientistas convidados para as conferências plenárias, destaca-se Mel Oliver do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) que apresentará o Global Plant Council, uma iniciativa mundial que encetou para conjugar os esforços dos cientistas de plantas na resolução dos problemas da agricultura.

O congresso servirá também para assinalar o sucesso da Sociedade Portuguesa de Fisiologia Vegetal na dinamização em Portugal do “Dia do Fascínio das Plantas” - uma iniciativa internacional de sensibilização para a importância das plantas, celebrada em Maio – e a recente aposta de mobilizar alunos para o estudo das plantas.

O concurso “VIP – Vamos Investigar as Plantas”, promovido durante a preparação deste congresso junto das escolas, culminará no Sábado, dia 27, com a entrega de prémios e a apresentação dos trabalhos das três equipas vencedoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário