segunda-feira, 9 de junho de 2014

Suplementos à base de nitratos aumentam performance desportiva

Muitos atletas e praticantes de actividade física, tanto ocasionais como frequentes, têm dúvidas em relação à suplementação desportiva. Será esta eficaz no aumento do rendimento? Que efeitos adversos pode ter? Funciona a médio/longo prazo? Quais os produtos mais aconselhados e como devem ser tomados?
Para responder a estas perguntas, vários especialistas nacionais e internacionais desvendaram segredos de suplementação dos atletas e o que pode proporcionar maior performance física durante o Congresso PRACTICE, realizado recentemente em Lisboa.

Segundo os profissionais de saúde, a suplementação/alimentação à base de nitrato na dieta (que pode ser encontrada em alimentos como cenoura, espinafre e outros vegetais) tem efeitos benéficos.

O nitrato proporciona ao desportista uma melhor capacidade de distribuição de oxigénio em exercícios de intensidade moderada e reforça a tolerância ao exercício de alta intensidade. Em atletas de alta competição de atletismo, a suplementação à base de nitrato aumentou o rendimento em 1,5 por cento, com um tempo limite de corrida 14 segundos inferior ao testado sem este aditivo. Nos ciclistas, este aumento foi de 0,8 por cento.

“Enquanto especialistas das áreas de Medicina, Exercício e Saúde devemos estar sempre atentos às necessidades específicas dos nossos pacientes/atletas e das populações com as quais trabalhamos. Algumas das dúvidas e questões com as quais os desportistas se debatem diariamente estão relacionadas com a forma de suplementação correcta e adequada ao seu corpo. Através dos vários know-hows conseguimos, durante o Congresso, aliar informação de forma a esclarecer e desmistificar mitos e falsas verdades que ainda existem, defendendo apenas substâncias ergogénicas seguras e permitidas e sublinhando ainda a avaliação/monitorização dos seus efeitos”,afirma Jorge Ruivo, médico especialista em Medicina Desportiva.

O PRACTICE é uma organização interdisciplinar composta por Médicos, Fisioterapeutas e Especialistas do Exercício que se dedicam a estudar a aplicação do exercício físico na prevenção da doença, a sua possível atuação em indivíduos em risco ou portadores de patologia, e os seus efeitos na reabilitação. O seu grande objetivo passa por promover a divulgação e discussão dos efeitos terapêuticos da Atividade física, do Exercício e do Desporto nos vários problemas de Saúde Pública, salientando as sinergias que podem ser criadas entre a Ciência Médica e as Ciências do Exercício.

Sem comentários:

Enviar um comentário