quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A ansiedade de estar doente no hospital?
O ambiente do quarto pode ajudar!

Cláudia Andrade e Ann Devlin investigam mecanismos psicológicos
que estão subjacentes a esta relação.

2014-09-11
Os elementos ou comodidades dos quartos de hospital ajudam a reduzir o nível de stress dos doentes internados, especialmente se esses elementos favorecem distracção e suporte social.

Há décadas que a investigação em psicologia ambiental da saúde tem vindo a demonstrar a influência do ambiente físico hospitalar no bem-estar dos doentes. Cláudia C. Andrade (ISCTE-IUL) e Ann S. Devlin (Connecticut College) estão interessadas em compreender porquê, ou seja, em investigar os mecanismos psicológicos que estão subjacentes a esta relação.
Cláudia Andrade
Cláudia Andrade
Num estudo experimental, foi pedido a 217 participantes que imaginassem um cenário hipotético de hospitalização para uma operação de remoção do apêndice (bem sucedida) e que vissem a planta do quarto individual onde iriam recuperar após a cirurgia.

A seguir, os participantes leram uma de oito possíveis listas de elementos/comodidades do quarto favorecendo a) percepção de controlo (p.e., iluminação e temperatura ajustáveis pelos pacientes, janela que se pode abrir, frigorífico), b) distracção positiva (e.g., quadros com imagens da natureza, plantas, TV, espaço para fotografias da família e amigos), c) suporte social (e.g., espaço e cadeiras para visitas; Internet (e.g., email, skype); telefone; sofá-cama para família e amigos); d) uma de todas as combinações possíveis destes elementos; e) todos os elementos; ou f) nenhum elemento.

Os participantes a quem não foi apresentado nenhum elemento e aqueles a quem foram apresentados apenas elementos que proporcionam controlo imaginaram-se a sentir significativamente mais ansiedade naquela situação.

Ann Devlin
Ann Devlin
Os resultados demonstraram ainda que quanto mais elementos no quarto, menor a expectativa de stress, sobretudo se esses elementos contribuem para distrair ou para tornar possível e confortável a presença de amigos e familiares.

Este e outros estudos sobre as reacções das pessoas ao contexto físico hospitalar são úteis para informar decisões relacionadas com o design e a arquitectura dos hospitais. Considerando os conhecidos os efeitos negativos do stress na saúde (nomeadamente na susceptibilidade a doenças, no seu desenvolvimento, ou em dificultar a recuperação), todas as intervenções que possam reduzir o stress e aumentar o bem-estar dos doentes são importantes.

Aquelas que envolvem criar melhores condições para os doentes (nos quartos, nas salas de espera, em termos de orientação dentro hospital, etc) são certamente das mais simples.

Imagem apresentada aos participantes na condição “todos os elementos” (i.e., 4 elementos de suporte social, 4 elementos de distracção positiva, e 4 elementos de percepção de controlo)
Imagem apresentada aos participantes na condição “todos os elementos” (i.e., 4 elementos de suporte social, 4 elementos de distracção positiva, e 4 elementos de percepção de controlo

Sem comentários:

Enviar um comentário