quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Fundação Champalimaud e governo do Rajastão
investem em clínica para o cancro

Ficará implantada num terreno com 35.000 m2

2014-10-12
 
 
A Fundação Champalimaud estabeleceu uma parceria com o Governo do Rajastão, na Índia, para a criação de um Centro inovador dedicado ao tratamento e investigação do cancro. Este Centro será financiado pelo Governo do Rajastão e contará com todo o apoio técnico e científico da Fundação Champalimaud.
Implantado num terreno com 35.000 m2, será dotado dos mais avançados equipamentos para tratamento de doenças oncológicas, a custo acessível.

Rajastão é o maior Estado da Índia em área
Rajastão é o maior Estado da Índia em área
Entre esses equipamentos estão incluídas as mais recentes soluções de radioterapia, nas quais o Centro Clínico Champalimaud é pioneiro.

O acordo entre a Fundação e o governo do Rajastão foi assinado na capital do Estado, Jaipur, na presença da chefe do Governo, Vasundhara Raje, e da presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.



A Fundação Champalimaud irá participar na criação do Centro através de uma colaboração técnica de alto nível e contribuirá com pesquisa no campo do tratamento oncológico.





A ministra-chefe Vasundhara Raje assinou o acordo por parte do Rajastão
A ministra-chefe Vasundhara Raje assinou o acordo por parte do Rajastão
Nesse sentido, a Fundação irá fornecer formação de médicos, enfermeiros e técnicos especializados, apoiar a criação de uma rede de centros no Estado do Rajastão, garantir a implementação de procedimentos clínicos avançados alinhados com os mais recentes progressos e contribuir na investigação clínica.

O cancro é actualmente a segunda maior causa de morte no mundo inteiro, logo a seguir às doenças cardiovasculares. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), foram reportados 12 milhões de novos casos em 2007 e este número deverá subir para 27 milhões até 2030.

Segundo a IARC (agência da OMS especializada em cancro), a doença é agora o “assassino número um” na Índia e as projecções apontam para um aumento de 1,5 vezes até 2030.



Leonor Beleza diz que o acordo é um enorme motivo de orgulho para a Fundação
Leonor Beleza diz que o acordo é um enorme motivo de orgulho para a Fundação
Os pacientes abaixo da linha da pobreza serão tratados de forma gratuita. Este Centro de Cancro, distribuído por cerca de 35.000 m2 de terreno no campus da Rajasthan University of Health Sciences, será único na Índia.

“Esta Instituição aspira a ser um centro de excelência para o tratamento do cancro, promovendo a prevenção, cura, reabilitação e cuidados paliativos”, referiu a chefe do Governo do Rajastão, Vasundhara Raje.

Para Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, “este acordo é um enorme motivo de orgulho para a Fundação porque é um reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido em Lisboa”.

Sem comentários:

Enviar um comentário