segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cientistas testam com sucesso em ratos vacina contra cancro Próximo passo dos investigadores será testar o novo mecanismo em cães

Um grupo de investigadores britânicos e norte-americanos está a desenvolver uma vacina que poderá vir a tratar vários tipos de cancro. Nesta fase de estudos, a vacina conseguiu reverter o cancro da próstata em ratos de laboratório. A investigação, que envolve cientistas da Universidade de Leeds (Reino Unido) e do Departamento de Medicina Molecular da Mayo Clinic (EUA), está publicada na «Nature Medicine».

Os autores explicam que o problema central que tem impedido o desenvolvimento de vacinas contra o cancro é a falta de antigénios identificados, ou seja, moléculas que activem o sistema imunológico para destruir as células cancerosas. Este problema foi solucionado nesta investigação com a adição de um adjuvante chamado hsp70, uma proteína que activa as defesas do organismo.

Em vez de terem utilizado um só gene associado a um determinado tumor, os investigadores desenharam uma vacina com uma “biblioteca” de DNA contendo múltiplos fragmentos de genes, e assim, muitos possíveis antigénios, o que fez com que o sistema imunológico não ficasse sobrecarregado.

Os investigadores introduziram num vírus inactivo essa selecção de DNA do tecido saudável da próstata de um grupo de ratos de laboratório. Depois, injectaram-no em ratos afectados pelo cancro da próstata. Sem efeitos secundários assinaláveis, estes ficaram curados.

Para esta técnica poder ser aplicada a seres humanas ainda será preciso percorrer um longo caminho. Citado pelo jornal espanhol «Publico», José Pulido, da Mayo Clinic, afirmou que o passo seguinte do estudo vai ser testar este mecanismo em tumores espontâneos, já que estes foram provocados. Os investigadores vão começar em breve estudos com cães que tenham desenvolvido cancros.

Artigo: Broad antigenic coverage induced by vaccination with virus-based cDNA libraries cures established tumors

Sem comentários:

Enviar um comentário