segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tuberculose pode aumentar em Portugal, diz especialista Situação “não é de alarme”, mas “de consciencialização” 2011-06-27

Portugal pode estar em risco de registar um aumento de casos de tuberculose devido ao eventual agravamento das condições sanitárias e de fome provocado pela crise que o país atravessa, alertou Meliço Silvestre, infectologista dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), citado pela agência Lusa.

O médico adiantou que a situação “não é de alarme”, mas “de consciencialização”, acrescentando que os médicos e autoridades sanitárias estão atentos.

“Caso se criem condições sociais de carência alimentar muito grande pode haver focos e zonas em que as condições sanitárias sejam tão degradadas que possam levar a condições propícias a desencadear a tuberculose e, muitas vezes, em formas multi-resistentes”, explicou Meliço Silvestre, a propósito do quarto congresso “Pandemias na Era da Globalização” e do simpósio “Medicina do Viajante”, que decorreu em Coimbra.

De acordo com o especialista, “a história contemporânea aponta para uma atenção especial a certas situações que possam vir surgir”, como “focos de fome que possam levar à degradação das condições de nutrição e sanitárias”.

Para que não haja um aumento de casos de tuberculose no futuro, Meliço Silvestre defendeu que se deve fazer uma “prevenção demarcada” e ter um “conhecimento total das pessoas e evitar que haja fome”.

Sem comentários:

Enviar um comentário