segunda-feira, 27 de junho de 2011

novo estetoscópio digital pode revolucionar diagnóstico cardíaco Projecto internacional liderado pela UP ainda em fase inicial 2011-06-17 Por Carla Sofia Flores

O diagnóstico precoce de patologias cardíacas específicas pode, em breve, ser simplificado graças a um novo estetoscópio digital que permite a médicos de clínica geral detectarem mais fácil e eficazmente estas doenças.

Desenvolvido por uma equipa internacional de investigadores, liderada pela Universidade do Porto (UP), o projecto "Digiscope" envolve ainda um grupo de investigadores da Queen Mary University of London - que trata do processamento e análise do sinal áudio -, e clínicos do Centro Hospitalar do Alto Ave (Guimarães) e do Real Hospital Português do Recife (Brasil), onde está a ser utilizada a primeira versão do estetoscópio.

“Este primeiro protótipo, que já está a funcionar com doentes reais e integrado na rotina diária dos respectivos serviços de Cardiologia, é essencial para testar a usabilidade deste tipo de sistemas em ambiente hospitalar”, contou ao «Ciência Hoje», Miguel Coimbra, líder do projecto e docente da Faculdade de Ciências da UP.

Contudo, nesta fase inicial, o dispositivo “ainda não diagnostica patologias”. Segundo o investigador, “só depois de se recolher uma base de dados reais é que se consegue detectá-las”, sendo que, neste primeiro mês de utilização, já foram recolhidas mais de 100 auscultações no hospital brasileiro.

Revolução no rastreio

Este sistema, que sincroniza um estetoscópio digital a um computador, tem “potencial para ser o primeiro nível de rastreio de doenças cardíacas em ambiente hospitalar”, na medida em é fácil de utilizar por qualquer médico de clínica geral. A associação dos dois dispositivos permite que, em tempo real, os sons captados pela auscultação sejam analisados e que anomalias do batimento cardíaco, que podem ser associadas a patologias cardíacas específicas, sejam apontadas de imediato pelo clínico.

Alguns problemas cardíacos passam despercebidos em consultas de clínica geral
Alguns problemas cardíacos passam despercebidos em consultas de clínica geral
Desta forma, o médico consegue traçar mais rapidamente um diagnóstico preciso do seu paciente, o que actualmente é “mais difícil”, pois alguns problemas cardíacos podem passar despercebidos em consultas gerais com recurso ao estetoscópio convencional, especialmente quando realizadas por médicos não especialistas em cardiologia.

Recolha de dados

Nesta fase de teste, para além de estar a ser avaliada a validação destes sistemas em ambiente hospitalar, está a ser feita a recolha de auscultações reais para a elaboração de “uma base de dados única a nível internacional” que será utilizada para efeitos de investigação, explicou Miguel Coimbra.

Para isso contribui o facto de o aparelho permitir a colheita, transmissão e gravação das auscultas, sem interferência na habitual rotina do clínico, sendo que também tem funcionalidades de anotação manual dos dados.

Segundo o investigador, durante o primeiro mês de utilização, o recurso a este sistema “correu com normalidade”, no Brasil. Porém, no Centro Hospitalar do Alto Ave, houve alguns problemas de “comunicação e utilização”, que entretanto “já foram corrigidos”. No hospital português, a recolha de auscultações reais deverá iniciar em breve, adiantou.

Sem comentários:

Enviar um comentário