segunda-feira, 27 de junho de 2011

testes de Ácido Nucleico em toda a Europa Introdução da tecnologia aumenta segurança na transfusão sanguínea 2011-06-17 Por Susana Lage

O Congresso da Sociedade Internacional de Transfusões de Sangue arranca amanhã, em Lisboa. Uma das novidades do encontro é a introdução dos Testes de Ácido Nucleico (NAT, na sigla inglesa) em toda a Europa, possibilitando um aumento considerável na segurança da transfusão sanguínea.

Ao Ciência Hoje, Peter Maag, presidente da Novartis Diagnosticos, explica que estes NAT tratam-se de “uma técnica bioquímica usada para detectar um vírus ou uma bactéria”. Ou seja, “detectam automaticamente os vírus e microrganismos infecciosos no material genético (DNA e RNA)”.
Os primeiros testes desenvolvidos para identificar as dádivas de sangue relativamente às doenças infecciosas, conhecidos como testes de sorologia, detectavam antígenos virais e anticorpos que o sistema imunitário cria para combater doenças. A mais recente tecnologia introduzida “é diferente do teste sorológico porque analisa o material genético de organismos causadores de doenças, ao invés da resposta do organismo à doença”.

Segundo o responsável, “novas tecnologias moleculares como as plataformas de triagem automatizadas NAT revolucionaram a capacidade dos bancos de sangue de interceptar de forma eficiente patógenos potencialmente infecciosas como o HIV, vírus da hepatite C, vírus da hepatite B e vírus do Nilo Ocidental, continuando a garantir a pontualidade da disponibilidade de sangue. Porque o NAT não depende de resposta do sistema imunitário a um vírus, encurta o tempo entre a infecção e quando a detecção dessa infecção é possível”.

Peter Maag afirma que “os NAT foram introduzidos na Europa pela indústria farmacêutica em 1995 e, por consequência usados para fazer triagem de dadores de sangue em muitos países europeus. Foram introduzidos em França, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça e ainda no Reino Unido entre 1999 e 2011 na detecção do HCV”. Mais recentemente, “estes testes foram introduzidos progressivamente por toda a Europa”.

Nos dias de hoje, “os testes de Ácido Nucleico são usados na Europa para examinar as dádivas de sangue para a hepatite B (HBV) e da hepatite C (HCV), e o HIV e, nalguns casos o Vírus do Nilo Ocidental”, continua.

E mais acrescenta, “em Portugal, 100 por cento de 400.000 unidades anuais de sangue doadas são analisadas com a tecnologia NAT para o HIV, a HCV e a HBV”.

Sem comentários:

Enviar um comentário