quinta-feira, 2 de junho de 2011

Síndrome Pré-Menstrual - Prof. Dr. Jorge Branco

Síndrome pré-menstrual é o termo que define um grupo de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem ciclicamente na segunda metade do ciclo genital, também conhecido como período pré-menstrual.

Na sua forma mais comum, que pode afectar cerca de 70% das mulheres com menstruação, os sintomas são de intensidade ligeira a moderada, não interferindo com a maioria das actividades do dia a dia.

Principais sintomas:

Embora muito variáveis, os sintomas mais frequentes são:

Fadiga
Letargia
Edemas por retenção de líquidos
Alterações do apetite e do sono
Tensão e dor mamárias
Aumento de peso
Dores musculares
Cefaleias
Irritabilidade
Ansiedade
Tristeza, frequentes variações de humor e episódios de choro
Dificuldade na concentração
Na forma mais grave, que afecta cerca de 5% das mulheres, denominada também Síndrome Disfórico Pré-menstrual, os sintomas, embora idênticos, são muito mais severos, podendo incluir sentimentos de raiva e desespero difíceis de controlar, interferindo de forma mais ou menos grave com a actividade diária.

Os dias que antecedem a menstruação

A maior parte dos tecidos do organismo possuem receptores hormonais, o que os torna sensíveis às variações das hormonas no decorrer do ciclo genital. Estas variações ocorrem, sobretudo, a nível dos estrógenios e da progesterona, as duas principais hormonas sexuais.

A variabilidade não harmónica entre as duas principais hormonas sexuais (estrógenios e progesterona) é muito provavelmente responsável pelo SPM; sabendo-se que a progesterona só é lançada em circulação na 2ª fase do ciclo, ela terá uma relação causal significativa. Contudo fica por explicar porque só algumas mulheres desenvolvem quadros de SPM de intensidade significativa e, felizmente, poucas de disforia grave. Resta-nos apenas a hipótese de uma maior ou menor sensibilidade individual feminina para a referida não harmonia dos níveis estro-progestagénicos existentes da 2ª fase do ciclo (período pré-menstrual).

Como minimizar os efeitos

Nos casos de ligeira a média gravidade, a prática de exercício físico e de técnicas de relaxamento, assim como a suplementação alimentar com vitaminas e minerais (vitaminas B6 e cálcio) são, na maior parte dos casos, suficientes para reduzir o stress, a tensão e a ansiedade.

Nos casos de maior gravidade e de disforia pode ser necessária a prescrição de antidepressivos no período pré-menstrual, que só deverão ser indicados após uma rigorosa avaliação da relação risco/benefício da medicação.

A SPM e os Contraceptivos Orais

Em bastantes casos a toma de anticonceptivos orais pode aliviar significativamente os sintomas, sobretudo se tomados continuamente. Nos EUA, a FDA aprovou recentemente uma fórmula contraceptiva com essa indicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário