segunda-feira, 27 de junho de 2011

Estudo alerta para perigo de fungos em electrodomésticos Equipamentos promovem ambiente ideal para estes organismos 2011-06-27

A vida moderna comporta uma necessidade crescente de equipamentos domésticos eléctricos, como máquinas de café, de lavar loiça, ou de lavar roupa que têm em comum, entre outros aspectos, o facto de produzirem um ambiente húmido e quente, propício ao desenvolvimento de fungos.

Um estudo publicado na revista “Fungal Biology” analisou esta questão e encontrou fungos potencialmente patogénicos em alguns dos aparelhos domésticos mais comuns, como o Exophiala dermatitidis e outro denominado E. phaeomuriformis, detectados em amostras tiradas de máquinas de lavar louça em 189 casas, de 101 cidades em seis continentes.

No caso destes electrodomésticos, são produzidas altas temperaturas entre os 60 e 80 graus Celsius, de forma intermitente, utilizando-se detergentes agressivos e altas concentrações de sal a cada ciclo de lavagem.

O resultado do estudo indica que 56 por cento destes aparelhos apresentavam o fungo na borracha de vedação da porta do electrodoméstico. De acordo com a investigação, ambas as espécies “apresentaram uma tolerância notável ao calor, a altas concentrações de sal, aos detergentes agressivos e à água com teor ácido ou alcalino”.

Embora os fungos sejam organismos que conseguem sobreviver ou necessitam fisicamente de condições geoquímicas extremas e raramente sejam encontrados na natureza, são responsáveis por doenças nos humanos. De acordo com o estudo, são responsáveis pela colonização nos pulmões dos pacientes com fibrose quística e, ocasionalmente, causam infecções fatais em pessoas saudáveis.

A investigação indica ainda que a presença generalizada destes fungos nos electrodomésticos sugere que estes organismos registaram um processo evolutivo, aproveitando um nicho doméstico, ao encontrarem um ambiente ideal no calor e na humidade, e que podem representar um risco significativo para a saúde humana no futuro.
Share

Sem comentários:

Enviar um comentário