quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pediatria

O nascimento de um bebé é naturalmente um acontecimento muito importante, sendo a escolha da Maternidade fundamental.

Na Maternidade Dr. Alfredo da Costa (MAC), desde a sua inauguração em 1932 já nasceram cerca de 600.000 bebés.

O Serviço de Pediatria da MAC, na sua missão de acolher o Recém-Nascido para a vida, está habilitado a prestar cuidados com alto nível de diferenciação a todos os nascidos na Maternidade e aos que lhe são enviados de outros hospitais, da zona sul de Portugal e Ilhas com menos recursos técnicos e científicos.

O Serviço de Pediatria dispõe de 43 camas de cuidados especiais, destas 12 são de cuidados intensivos e tem uma equipa de técnicos médicos e enfermeiras experiente que assegura assistência 24 sobre 24 horas a todos os Recém-Nascidos no momento do nascimento sempre que necessário e a todos os Recém-Nascidos de alto risco imaturos ou doentes com patologias várias.

Os pais têm a possibilidade de acompanhar nas 24 horas as crianças nos casos de internamento prolongado.

Desde há cinco anos foi desenvolvido o projecto BabyCare em parceria com a Portugal Telecom, que permite a transmissão multimédia de imagens vídeo dos Recém Nascidos das Unidades de Cuidados Especiais para o écran da TV da casa dos pais. Este serviço é único no país e é totalmente gratuito.

O Serviço disponibiliza também uma Consulta para as crianças que assistidas na Maternidade tiveram cuidados especiais que indicam seguimento para avaliação do desenvolvimento, conclusão de terapêutica ou diagnóstico em ambulatório.

À Consulta de Pediatria da MAC são ainda referenciados pelo Centro de Saúde crianças que durante o primeiro ano de vida manifestam qualquer problema de desenvolvimento ou que necessitam observação por médico pediatra durante o primeiro mês de vida.

Finalmente preocupados com os problemas sócio-económicos e culturais relevantes em algumas famílias continuamos a apoiar e a assistir no domicilio algumas das crianças recém nascidos de risco a quem prestámos assistência neonatal. Iniciamos há três anos um Projecto de apoio domiciliário, conjuntamente com a Associação de Ajuda ao Recém-Nascido, só possível pela existência de um corpo de voluntariado que na Maternidade desenvolve o seu trabalho de apoio humanitário e social.

O Sistema de Transporte Neonatal do INEM da região Sul está sediado na Maternidade e é coordenado pelo director do Serviço de Pediatria.


Internamento do Recém-Nascido

Unidades de Puerpério I e II

Desde há muitos anos que na MAC os Recém Nascidos saudáveis ficam sempre junto das mães acompanhando-as desde o nascimento nas Unidades do Puerpério.
Não há berçários na MAC apenas um “Espaço Bebé”, onde permanecem os nascidos por cesariana durante o período de recobro das mães.

Diariamente a equipa médica e de enfermagem para além da observação do Recém Nascido faz o ensino às mães incentivando o aleitamento materno.
São habitualmente administradas as primeiras vacinas, da tuberculose e da hepatite B.
O Rastreio universal de audição é feito sempre que possível durante o internamento.

Unidade de Cuidados Intensivos

Com 12 incubadoras é a mais antiga e a maior unidade do país.
É pioneira em áreas de inovação tecnológica da assistência intensiva neonatal.
Dispõe de uma equipa médica e de enfermagem altamente qualificada para além de serviços de apoio de nutricionista, fisioterapia e psicologia, contando ainda com médicos consultores de cardiologia, cirurgia, oftalmologia e neurologia.

O Cuidados Intensivos que se prestam incluem a ventilação com pressão positiva contínua, ventilação mecânica convencional, ventilação de alta frequência e administração terapêutica de óxido nítrico.

Os pais podem permanecer sempre junto dos filhos em diálogo constante com a equipa técnica sendo informados e apoiados por todos.

Unidade de Cuidados Intermédios

Com lotação para 31 Recém Nascidos tem 18 incubadoras e 13 berços.

Na Unidade de Cuidados Intermédios estão internados os bebés que necessitam de cuidados especiais menos diferenciados e os prematuros em crescimento.

Nesta unidade os pais são incentivados para permanecer mais tempo participando nos cuidados ao Recém Nascido na preparação da alta hospitalar.

Nota:
No Puerpério, pode-se trazer roupa, fraldas e artigos de higiene para os bebés; durante o internamento nas Unidades de Cuidados Especiais, apenas brinquedos laváveis ou presentes dos irmãos

Visitas

No puerpério as visitas estão regulamentadas internamente, no horário das 14:30H às 18:00H. Aconselhamos o horário das 19:30H às 20:30H que é exclusivo para o pai e irmãos do bebé, num período calmo do dia.

Nas Unidades de Cuidados Intensivos e Intermédios os pais podem permanecer 24 horas junto dos filhos, logo não são considerados visitas. Todos os dias das 16:00H às 17:00H, os avós e irmãos podem visitar os bebés internados, sendo permitida apenas a permanência de duas pessoas de cada vez.

Qualquer visita excepcional terá que ser autorizada pelos Responsáveis do Serviço.

É necessária a identificação especifica para as visitas.

Na impossibilidade de visitarem os filhos internados, os pais poderão telefonar a qualquer hora para receber informações pelo número 213184000 para a extensão 1125 – Unidade de Cuidados Intensivos; ou extensão 1141 e 1142 – Unidade de Cuidados Intermédios..

Consulta

A Consulta de Pediatria da MAC dispõe de uma equipa técnica multidisciplinar que inclui neonatologistas, enfermeiras, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e assistente social e tem ainda o apoio de médicos consultores de oftalmologia e neuropediatria.

Na Consulta de Neonatologia e Desenvolvimento, em observações sequenciais é feita a avaliação do desenvolvimento físico, psicomotor e comportamental das crianças que necessitaram de cuidados especiais. O objectivo do seguimento é a detecção precoce de qualquer perturbação para uma intervenção adequada e apoio á família de forma a possibilitar um desenvolvimento global harmonioso.

No âmbito da Consulta de Pediatria há ainda consultas especificas para as diversas patologias ou condições neonatais:

- Consulta de Infecciologia
- Consulta de Uronefropatias
- Consulta de Neuropediatria
- Consulta de Oftalmologia
- Consulta de Nutrição
- Consulta de filhos de mães adolescentes

A Consulta de Pediatria garante o apoio de situações de urgência a todas as crianças nascidas na MAC, apenas no primeiro mês de vida. São também admitidas crianças referenciadas à consulta pelo medico assistente por qualquer problema de desenvolvimento detectado durante o primeiro ano de vida, se nascidas na MAC.

Por protocolo com os Centros de Saúde da área de influencia da MAC, pode ser realizada se necessário, durante o primeiro mês de vida a primeira consulta.

Outras actividades do atendimento na consulta:

Meios Complementares de Diagnóstico
Rastreio de doenças metabólicas – Diagnóstico precoce ou teste do pezinho
Rastreio universal da audição
Potenciais evocados auditivos automáticos
Ecografia transfontanelar
Electroencefalograma

Vacinação

Após o nascimento o bebé recebe as primeiras vacinas na MAC, sob orientação médica sempre na presença da mãe. Na consulta estão disponíveis todas as vacinas do calendário de vacinação recomendado

Documentos necessários

Cartão de utente da MAC ou algum documento de identificação
Cartão de beneficiário do sistema de saúde
Boletim de saúde infantil
Carta de envio do Centro de Saúde ou medico assistente
Exames complementares ou receituário relacionados com a saúde da criança

Marcação de consultas ou exames complementares

Pode ser feita pelo Centro de Saúde ou Hospital e pelos pais telefonicamente pelo 213184071/72 das 14:00H às 15:30H. Pessoalmente na recepção da consulta durante o horário de funcionamento das 14:00H às 16:00H

Sem comentários:

Enviar um comentário