quinta-feira, 2 de junho de 2011

Primeiro treino cirúrgico em realidade virtual da Europa

Centro Hospitalar de Lisboa Central organiza 1.º treino cirúrgico em realidade virtual da Europa nos dias 2 e 3 de Junho.







O Centro Hospitalar de Lisboa Central, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva, organiza o primeiro curso “Three Steps Evolution”.

Com quatro aparelhos, provenientes de Israel, e o apoio da empresa que os comercializa em Portugal, o CHLC realiza esta iniciativa, que decorre na Biblioteca do Hospital de São José, durante os dias 2 e 3 de Junho.


O primeiro dia é dedicado ao treino de exercícios básicos, sendo o segundo dia dirigido às cirurgias propriamente ditas: colecistectomia, hernioplastia, colectomia, nefrectomia e cirurgias ginecológicas.


A simulação de todas estas cirurgias em realidade virtual com a utilização desta tecnologia de ponta permite ao cirurgião ter a percepção do acto cirúrgico no seu contexto global como se de uma verdadeira cirurgia se tratasse.

O curso conta com a participação de 12 internos de várias especialidades (cirurgia geral, ginecologia, urologia) do CHLC e de outros hospitais do Norte e Sul do país.

A equipa de monitores é constituída por Novo de Matos, Leonor Manaças, Carlos Luz e Inês Cerqueira.

O curso “Three Steps Evolution” começou em Março e termina em Outubro, no Centro de Cirurgia de Mínima Invasão de Cáceres, em Espanha. Este 2.º “Step”, a decorrer, consiste num treino em realidade virtual de cirurgias minimamente invasivas e é o primeiro do género a ter lugar em Portugal e na Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário